18 a 24 meses

por pessoa /

24 x R$ 299,59

MBA em Banking para Cooperativas de Crédito

O Curso

O Departamento de Administração Geral e Aplicada tem, por meio do trabalho de seus docentes, uma atuação proeminente no desenvolvimento do cooperativismo paranaense junto às cooperativas do PR, Ocepar e Sescoop/PR. Além do desenvolvimento de projetos de pesquisa relacionados à gestão de cooperativas, desenvolvemos uma série de projetos de formação e capacitação de conselheiros de Cooperativas de Crédito, programas customizados de gestão para cooperativas em várias áreas, por exemplo, inovação, estratégia recursos humanos, finanças, marketing, empreendedorismo e cadeia de suprimentos.

 

Início Nova Turma – Outubro/2021

Faça parte da segunda edição do curso Banking para Cooperativas de Crédito da Universidade Federal do Paraná, a primeira turma aconteceu na cidade de Toledo e contou com o apoio do Sescoop/PR e a participação de colaboradores dos três maiores sistemas cooperativista de crédito: Sicoob, Sicredi e Uniprime. Esta turma acontecerá na cidade de Cascavel, região expressiva e importante para o cooperativismo de crédito do Estado.

O curso Banking para Cooperativas de Crédito tem por objetivo contribuir no desenvolvimento técnicas, humano e social de profissionais que operam ou tem interesse em atuar neste setor.  Assim, o conteúdo e a metodologia do curso foram desenvolvidos com base nas necessidades do contexto atual e nas demandas das cooperativas de crédito que operam local ou globalmente.

Desta forma, o curso foi dividido em quatro eixos conceituais por meio das disciplinas referenciadas e um módulo internacional opcional:

  • Humano-Cooperativista (Cooperativismo e Autogestão; Gestão de Pessoas e Equipes; Processo Decisório Eficaz e Negociação)
  • Estratégico (Cenários e Tendências - Conjuntura Econômica; Administração Estratégica e Inovação em Serviços; Marketing para Cooperativas de Crédito)
  • Técnico (Planejamento de Produtos e Serviços Financeiros; BSC e Gestão de Indicadores; Gerenciamento de Crédito, Liquidez e Inadimplência; Gestão de Risco e Governança de Cooperativas de Crédito; Tributação e Contabilidade para Cooperativas de Crédito.
  • Metodológico (Métodos Quantitativos Aplicados a Serviços Financeiros; Metodologia da Pesquisa e Simulação Econômico-Financeira - Jogos de Empresas)
  • Módulo Internacional Opcional na Universidade Nova de Lisboa.

Ao final do curso, ainda, os participantes desenvolverão um trabalho de aplicação prática junto a uma Cooperativa de Crédito para colocar em prática os conceitos desenvolvidos durante o curso e contribuir com soluções para problemas reais ou sugestões para novas oportunidades.

Por que cursar Banking para Cooperativas de Crédito?

Banking pode ser definido com o conjunto de atividades desenvolvidas no setor de prestação de serviços financeiros por bancos privados, cooperativas de crédito e Finntechs, entre outros.  Atualmente é um setor vibrante que evolui continuamente para atender às mais recentes necessidades financeiras dos clientes e condições econômicas do país e do mundo. Para entender o funcionamento do banking, é importante ter um amplo entendimento sobre conceitos em financeiros, as funções fundamentais das instituições e dos negócios praticados em um mundo impulsionado pela tecnologia.

 

Este curso, Banking para Cooperativas de Crédito, foi desenhado para proporcionar o entendimento conceitual e prático do banking a partir de uma visão contemporânea, justa, sustentável e eficiente, ou seja, de uma cooperativa de crédito.

 

Uma Cooperativa de Crédito é um modelo de negócios baseado na associação voluntária das pessoas que atua de maneira autônoma e democrática para atingir objetivos econômicos, sociais e culturais por meio da propriedade de uma empresa que presta serviços financeiros para os seus membros.  A atuação de uma cooperativa  é regida por 7 princípios internacionais estabelecidos a mais de 150 anos que expressam os valores cooperativos. Segundo a Aliança Cooperativa Internacional os 7 princípios do cooperativismo são:

 

1 - Adesão livre e voluntária e livre - Um modelo para todos.

2 - Gestão democrática - Os mesmos poderes para todos.

3 - Participação econômica dos membros - Todos são donos.

4 - Autonomia e Independência - Todos têm autonomia e contribuem para decisão.

5 - Educação, formação e informação - Todos ensinam e aprendem.

6 - Intercooperação - Todos se ajudam.

7 - Interesse pela comunidade - Todos saem ganhando.

 

De acordo com o Banco Central do Brasil (Bacen), as cooperativas de crédito tem mais 11 milhões de cooperados e empregam mais de 70.000 pessoas.  O cooperativismo de crédito tem grande relevância na economia do país e está cada vez mais em destaque no Sistema Financeiro Nacional, atualmente representam 5% dos depósitos bancários, na França são 60%, na Holanda 40% e na Alemanha 20%. Segundo o Banco Central, há muito espaço para o crescimento do sistema no Brasil, ou seja, no futuro próximo muitas oportunidades relacionadas ao Banking em Cooperativas de Crédito serão criadas. Venha fazer parte deste movimento!!

O que você vai aprender neste curso:

Módulo Humano-Cooperativista

O conteúdo das disciplinas agrupadas neste módulo tem por objetivo capacitar os participantes a compreender o cooperativismo de crédito como um movimento humano e um modelo de negócios contemporâneo e eficaz.

  • Cooperativismo e Autogestão em Cooperativas de Crédito: O histórico cooperativismo de crédito no Brasil e no mundo. Sua regulamentação e suas peculiaridades. Vantagens e desvantagens de uma cooperativa de crédito. O papel do BCB e a importância econômica, social, cultura e ambiental do Cooperativismo de Crédito. Os princípios do cooperativismo. O processo de digitalização da economia e novo cooperativismo. Conceitos e desafios da autogestão no cooperativismo de crédito. Acompanhamento e auditoria de gestão. Introdução ao Manual de Governança Cooperativa da OC Leis e Regulamentações aplicadas ao cooperativismo de Crédito.
  • Gestão de Pessoas e Equipes: Alinhamento Estratégico das práticas de Gestão de Pessoas e Conhecimento com a estratégia corporativa. Gestão de competências. Inovação e tendências na gestão de pessoas. Gestão do conhecimento organizacional. Gestão de Equipes de Alto Desempenho.
  • Processo Decisório Eficaz e Negociação: Processo Decisório. Características dos agentes decisores. Categoria das decisões. Julgamento sob incerteza. Os tipos de personalidade dos decisores. Criação de alternativas frente aos problemas. Arvore da decisão. Confabulação. Barreiras na tomada de decisões. Armadilhas psicológicas. Técnicas de Negociação.

Módulo Estratégico

O conteúdo compartilhado entre as disciplinas deste módulo diz respeito ao alinhamento de uma cooperativa ao ambiente de negócios que está inserida. O foco é o desenvolvimento do pensamento estratégico para ser aplicado por meio de uma estratégia cooperativa sustentável ao longo do tempo.

  • Cenários e Tendências - Conjuntura Econômica: Aspectos econômicos e sua relação com o sistema cooperativista de crédito. Cenários e Tendências em análises macroeconômicas. Conjuntura econômica nacional, sistema monetário e impacto nos aspectos microeconômicos.
  • Administração Estratégica e Inovação em Serviços: Debater os conceitos de estratégia, bem como sua origem e importância nos dias de hoje para as organizações, focado no ambiente turbulento e competitivo vivido por elas. Capacitar os participantes a desenvolverem, implementarem e controlarem um planejamento estratégico, seja ele em uma grande ou pequena cooperativa. O módulo tem ainda por objetivo discutir as novas demandas gerenciais e empresariais utilizadas hoje em dia pelas empresas, bem como aspectos de inovação em serviços.
  • Marketing para Cooperativas de Crédito: O papel do marketing nas cooperativas de crédito. Sistema de informação de M Segmentação de Mercado. Posicionamento Competitivo e Branding. O Composto de Marketing aplicado a Cooperativas de Crédito:  Gestão de Carteiras, Comunicação Digital, Inovação em Ofertas; Gestão da Força de Vendas e Canais Digitais.

Módulo Tático-operacional

O objetivo deste módulo é “colocar a mão na massa”, ou seja, aplicar os conceitos no dia a dia da cooperativa com foco na implementação de um conjunto de ações que promovam a transformação recorrente nas práticas empresariais da cooperativa.

  • Planejamento de Produtos e Serviços Financeiros: A oferta de produtos e serviços para praticar o “banking”. A mudança no perfil de consumo e as tendências em serviços financeiros. Como alinhar a demanda com a oferta de produtos e serviços financeiros.
  • Gerenciamento de Crédito, Liquidez e Inadimplência: Conceituação do Crédito e sua concessão; Conceitos e métodos e análise da liquidez; Características de operações de crédito; Políticas e Procedimentos de concessão de crédito; Decisões sobre crédito; Inadimplência; Procedimentos de cobrança (PF e PJ); Recuperação de garantia (PF e PJ).
  • Tributação e Contabilidade para Cooperativas de Crédito: Aspectos tributários em sociedades cooperativas de crédito; O Ato Cooperativo nas cooperativas de crédito; Tributos Federais, Estaduais e Municipais; Aspectos Contábeis e financeiros das Cooperativas de crédito; Apuração dos resultados; Elaboração de demonstrações financeiras de resultados; Controles Internos.
  • Gestão de Risco e Governança de Cooperativas de Crédito: O que é risco, o que é incerteza? Instrumentos para elaboração de cenários. Tipos de riscos. Formas contemporâneas de gestão do risco. O risco no cooperativismo. Princípios da governança corporativa e cooperativa. A governança e a cooperativa, desafios e barreiras. Aplicação do Manual de Governança Cooperativa da OCB.
  • BSC e Gestão de Indicadores: Origem e utilização de indicadores. Conceito, desenvolvimento, implementação e apresentação do BSC. Dashboards gerenciais. A cultura e o uso de indicadores. A gestão por indicadores. Diferenças, similaridades e complementos entre BSC e os indicadores. A elaboração de indicadores. Barreiras na implantação.

Módulo Metodológico

  • Métodos Quantitativos Aplicados a Serviços Financeiros: Introdução aos Métodos Quantitativos. Rudimentos de Estatística; probabilidades e suas distribuições; a quantificação da incerteza. medidas de tendência central e de dispersão; a média e o desvio padrão; a curva normal. O problema da indução; Popper e o método hipotético-dedutivo. Distribuições de probabilidade e intervalos de confiança
  • Metodologia da Pesquisa (Projeto Integrador): o objetivo é aplicar uma série de metodologias ágeis durante o curso para que o aluno possa desenvolver um projeto aplicado à realidade da sua cooperativa, dentre as quais destacamos: Design Thinking; Modelo Integrado de Identificação e Solução de Problemas); Scrum Estratégico; e Projetos em Kanban Board.
  • Simulação Econômico-Financeira - Jogos de Empresas: Permite ao aluno exercitar a integração entre os diversos conceitos de gestão, vivenciando-os em um ambiente simulado e controlado, ao mesmo tempo em que estimula o espírito competitivo e a dinâmica de trabalho em grupo.

Módulo opcional de Pós-graduação em Marketing Intelligence pela Nova Information Management School da Universidade Nova Lisboa (Nova IMS).

Os participantes serão capacitados a liderar e orientar a coleta, organização, análise, exploração e disseminação de informação de marketing nas organizações. Este curso fornece um Certificado europeu de especialização em Marketing Intelligence e uma formação equilibrada entre instrumentos e metodologias de gestão de marketing e técnicas de análise e gestão de informação.

Público-Alvo

Profissionais que atuam ou têm o interesse de atuar em cooperativas de crédito cujo objetivo pessoal e profissional é contribuir de maneira estratégica para uma organização cooperativa. Pessoas que buscam aprofundar e expandir conhecimentos para atuar em posições que requerem habilidades e competências relacionadas com inovação, estratégia e efetividade organizacional.

Certificação

Universidade Federal do Paraná - UFPR

Universidade Nova Lisboa (para participantes do módulo internacional)

Mensalidade:
24 x R$ 299,59

Vagas Disponíveis:
62 (Bolsas Disponíveis: 7)

Carga Horária:
390h/mês

Periodicidade:
Aulas presenciais ou virtuais a cada 15 dias com encontros: Sextas-feiras das 18:30 às 22:30 e sábados das 8:00 às 14:00)

Modalidade:
Aulas virtuais síncronas

Duração:
18 a 24 meses

IMPRIMA
este curso

Dúvidas? Entre em contato






Conversar
Olá!
Utilize este canal para falar conosco, lembrando que o atendimento por aqui é durante o horário comercial.