O Curso
O Departamento de Administração Geral e Aplicada tem, por meio do trabalho de seus docentes, uma atuação proeminente no desenvolvimento do cooperativismo paranaense junto às cooperativas do PR, Ocepar e Sescoop/PR. Além do desenvolvimento de projetos de pesquisa relacionados à gestão de cooperativas, desenvolvemos uma série de projetos de formação e capacitação de conselheiros de Cooperativas de Crédito, programas customizados de gestão para cooperativas em várias áreas, por exemplo, inovação, estratégia recursos humanos, finanças, marketing, empreendedorismo e cadeia de suprimentos.
Por que cursar Banking para Cooperativas de Crédito?
Banking pode ser definido com o conjunto de atividades desenvolvidas no setor de prestação de serviços financeiros por bancos privados, cooperativas de crédito e Finntechs, entre outros. Atualmente é um setor vibrante que evolui continuamente para atender às mais recentes necessidades financeiras dos clientes e condições econômicas do país e do mundo. Para entender o funcionamento do banking, é importante ter um amplo entendimento sobre conceitos em financeiros, as funções fundamentais das instituições e dos negócios praticados em um mundo impulsionado pela tecnologia.
Este curso, Banking para Cooperativas de Crédito, foi desenhado para proporcionar o entendimento conceitual e prático do banking a partir de uma visão contemporânea, justa, sustentável e eficiente, ou seja, de uma cooperativa de crédito.
Uma Cooperativa de Crédito é um modelo de negócios baseado na associação voluntária das pessoas que atua de maneira autônoma e democrática para atingir objetivos econômicos, sociais e culturais por meio da propriedade de uma empresa que presta serviços financeiros para os seus membros. A atuação de uma cooperativa é regida por 7 princípios internacionais estabelecidos a mais de 150 anos que expressam os valores cooperativos. Segundo a Aliança Cooperativa Internacional os 7 princípios do cooperativismo são:
- Adesão livre e voluntária e livre – Um modelo para todos.
- Gestão democrática – Os mesmos poderes para todos.
- Participação econômica dos membros – Todos são donos.
- Autonomia e Independência – Todos têm autonomia e contribuem para decisão.
- Educação, formação e informação – Todos ensinam e aprendem.
- Intercooperação – Todos se ajudam.
- Interesse pela comunidade – Todos saem ganhando.
De acordo com o Banco Central do Brasil (Bacen), as cooperativas de crédito tem mais 11 milhões de cooperados e empregam mais de 70.000 pessoas. O cooperativismo de crédito tem grande relevância na economia do país e está cada vez mais em destaque no Sistema Financeiro Nacional, atualmente representam 5% dos depósitos bancários, na França são 60%, na Holanda 40% e na Alemanha 20%. Segundo o Banco Central, há muito espaço para o crescimento do sistema no Brasil, ou seja, no futuro próximo muitas oportunidades relacionadas ao Banking em Cooperativas de Crédito serão criadas. Venha fazer parte deste movimento!!