05-2022

36 meses

por pessoa /

24x R$592,00

MBA em Finanças

Edital de Bolsas MBAs CEPPAD 2022

Edital de Bolsas MBAs CEPPAD 2022

Edital Seleção MBA em Finanças 2022

Edital Seleção MBA em Finanças 2022

Edital Homologação Seleção de Bolsas Cursos CEPPAD 2022

Edital Homologação Seleção de Bolsas Cursos CEPPAD 2022

O Curso

O Departamento de Administração Geral e Aplicada, por meio do trabalho de seus docentes, tem contribuído para o ensino de finanças no Brasil. Fazem parte das nossas atividades as pesquisas acadêmicas, a publicação de livros textos em editoras reconhecidas e a coordenação da Liga de Investimentos e Finanças da UFPR. O curso de MBA em Finanças apresenta diferentes oportunidades de aperfeiçoamento profissional e fundamentação conceitual no mundo de Finanças Corporativos, Mercado Financeiro e Inovações Financeiras.

O Curso de Pós-Graduação em Administração MBA Finanças está estruturado para desenvolver elevada competência profissional em gestão estratégia, em especial nos aspectos relacionados às finanças nas organizações industriais, comerciais, de serviços e no mercado financeiro. Ao desenvolver as habilidades dos executivos para as atividades empresariais no contexto do globalismo e dos desafios da competitividade do século XXI, pretende constituir-se no diferencial e na referência para programas na região da grande Curitiba. Desenvolvido pelo CEPPAD, com longa tradição em cursos de pós-graduação de qualidade, proporcionará uma visão moderna e abrangente da gerência de alto nível, no padrão das melhores escolas de administração das universidades americanas e européias.

Por que cursar MBA em Finanças?

Para fortalecer seus conhecimentos e habilidades nas mais diferentes áreas de atuação em Finanças.

Se você terminou seus estudos formais há algum tempo irá atualizar os conceitos, as práticas e as ferramentas das decisões de investimento, financiamento e resultado.

Se você é graduado em outras áreas e galgou posições na área financeira esse é o momento de você organizar os conhecimentos aprendidos na prática, fundamentar os conceitos em finanças empresariais (corporate) e no mercado financeiro (banking). O curso irá trazer novas ferramentas e novas ideias para você atuar de modo cada vez mais profissional.

Por fim, se você atua em outra área profissional e quer diversificar suas competências o MBA em Finanças vai expandir sua capacidade de análise sobre os mais diferentes problemas financeiros e abrir perspectivas profissionais e para a gestão de sua vida financeira pessoal.

O que você vai aprender neste curso:

First Step

As disciplinas e atividades neste módulo visam a resgatar conhecimentos básicos e habilidades necessárias à análise de situações financeiras e tomada de decisão em Finanças.

Cenários Econômicos

O ambiente sócio econômico das organizações. Inter-relação entre modelos econômicos e conjuntura. Indicadores de conjuntura econômica: evolução recente. Política Econômica: orientação, articulação e consequências; suas diferentes dimensões. A Conjuntura Internacional: reflexos na Economia Brasileira.

Matemática Financeira

Juros Simples. Desconto. Juros compostos. Transformação de taxas. Taxas nominais, efetivas e reais. Taxa over. Taxa de desconto x juros. Valor presente. Valor Futuro. Séries de pagamento finitas, antecipada e postecipada. Perpetuidades. Perpetuidades crescentes. Sistemas de amortização. Utilização de calculadoras financeiras. Introdução à Modelagem no Excel.

Metodologia de pesquisa

Conceito de ciência e critérios de cientificidade. Pesquisa em Finanças. Etapas básicas da pesquisa. Tipos e "designs" de pesquisa. Como elaborar projetos de pesquisa, artigo científico e monografias.

Métodos Quantitativos Aplicados a Finanças

Introdução aos Métodos Quantitativos. Rudimentos de Estatística; probabilidades e suas distribuições; a quantificação da incerteza. medidas de tendência central e de dispersão; a média e o desvio padrão; a curva normal. O problema da indução; Popper e o método hipotético-dedutivo. Distribuições de probabilidade e intervalos de confiança; o nível de significância dos testes estatísticos. A associação entre variáveis; correlação e regressão. Testes de diferença de médias (t e ANOVA). Variância e covariância; matrizes de covariância e suas operações. Uso avançado do EXCEL para procedimentos estatísticos (geração de números aleatórios, testes de hipóteses, análises de matrizes de covariância).

Corporate

As disciplinas e atividades neste módulo visam a fortalecer o seu conhecimento em finanças corporativas e tornar as decisões de investimento, financiamento e resultados mais consistentes. Você vai desenvolver habilidades para compreender a realidade da organização e a sua inserção na realidade político-econômica, bem como analisar seus resultados no curto médio e longo prazo.

Análise das Demonstrações Financeiras

Estrutura das demonstrações contábeis Análise das demonstrações contábeis. Avaliação financeira do desempenho empresarial. Aspectos estruturais da avaliação de desempenho.

Custos para tomada de decisão

Cadeia de valor e de posicionamento estratégico. Custeio por Absorção e Problemas Complexos na Alocação de Custos Indiretos em Empresas Industriais e na Prestação de Serviços. Custeio Variável. Produção Contínua e Produção por Ordem. A Relação Custo-Volume-Lucro. Target Costing como ferramenta para formação de preços com base no mercado. Casos Práticos

Decisão de Financiamento e Governança Corporativa

Governança Corporativa, mercado e valor da empresa. Funding e Finance. O financiamento com capital próprio e com capital de terceiros. O efeito da alavancagem no valor da Empresa. Determinação do custo Médio Ponderado de Capital e o estudo da estrutura ótima de capital. A Teoria da Irrelevância e Pecking Order na estrutura de capital da empresa. Custos de agência oriundos da Alavancagem. Assimetria de informações entre gestores e acionistas e seus efeitos na estrutura de capital.

Gestão Financeira de Curto Prazo

Definição de Capital de Giro e sua Relação com as Principais Decisões Financeiras. Modelos de Administração do Capital de giro: modelo tradicional, por meio do ciclo financeiro, e modelo Fleuriet, pela análise da necessidade de capital de giro e efeito tesoura. Administração do disponível. Fluxo de Caixa. Contas a pagar e contas a receber. Alavancagem. Planejamento Financeiro de Curto Prazo.

Orçamento de capital e análise de projetos e empresas

Avaliação de Projetos; Fluxos de Caixa; Medidas de valor; Problemas com as medidas; Considerações de risco; Taxa de desconto; Incorporação de risco; Avaliação de Empresas; Tipos de avaliação; fluxos de caixa; valores terminais; Modelos de avaliação: WACC x APT; Empresas não negociadas em bolsa; noções de opções reais

Banking

As atividades desse módulo estão relacionadas à compreensão dos produtos e instituições financeiras. Envolve taxas de juros, risco e inflação; oportunidades de investimento no mercado financeiro e de capitais; bem como fontes de recursos. As Fintechs e outras inovações financeiras, como criptomoedas, crowdfunding e open banking estão aqui contempladas.

Gestão bancária – produtos e serviços

Mudanças e inovações ocorridas na indústria bancária desde o século 20. Transferência de risco. Performance versus adequação de capital em instituição financeira. Gerenciamento de capital. Gerenciamento de riscos em instituições financeiras. Produtos financeiros (ativos e passivos). Serviços bancários. Derivativos. Funding. Os acordos da Basiléia. Arcabouço regulatório local.

Mercado de capitais

O mercado de capitais contextualizado no fluxo financeiro das organizações e na intermediação financeira. Classificação dos mercados e os intermediários financeiros. Produtos financeiros de aplicação e captação. Ipo´s e emissão de títulos. Mercados de Ações e Debêntures. O mercado de capitais como oportunidade de investimento para pessoas físicas. Avaliação de Investimento em Ações: análise fundamentalista e gráfica. Aspectos da Governança Corporativa no Mercado de Capitais. As certificações em Finanças.

Derivativos

Conceitos dos diferentes derivativos financeiros, sua utilização na gestão financeira, e as estratégias de aplicação. Introdução aos Produtos e ao Mercado de Derivativos: O que são derivativos, importância dos derivativos, tipos de derivativos, operações com derivativos.

Gestão de risco e de carteiras

Apresenta os conceitos e práticas da gestão de riscos financeiros visando fornecer ferramentas para o processo de decisão. Apresenta as medidas de risco mais tradicionais em finanças: O modelo CAPM; O Processo de Diversificação de Portfolios; A Teoria de Portfolios; A métrica Value at Risk; os índices de performance de Sharpe; Previsão de Dados Financeiros; Geração de Cenários Alternativos. Apresenta as ferramentas para a formação de carteiras de investimento.

Hands on

Essas atividades envolvem a aplicação prática e integradas dos conteúdos aprendidos. O curso é concluído com a elaboração de um trabalho prático em Finanças, desenvolvido com base na metodologia científica.

Seminários em Finanças

Temas contemporâneos em finanças; inovações financeiras, Fintechs, Criptomoedas, Crowdfunding, Open Banking e novas resoluções e leis para o SFN Sistema Financeiro Nacional.

Jogos de Empresas

Permite ao aluno exercitar a integração entre os diversos conceitos de gestão, vivenciando-os em um ambiente simulado e controlado, ao mesmo tempo em que estimula o espírito competitivo e a dinâmica de trabalho em grupo.

Metodologia Científica

Conceito de ciência e critérios de cientificidade. Pesquisa em Finanças. Etapas básicas da pesquisa. Tipos e "designs" de pesquisa. Como elaborar projetos de pesquisa, artigo científico e monografias.

Trabalho de conclusão de Curso

Elaboração de trabalho prático ou acadêmico em área de interesse do aluno, com orientação de um professor.

Opcional na Universidade Nova de Lisboa.

Público-Alvo

Profissionais que atuam ou tem o interesse de atuar na área financeira de corporações, instituições financeiras ou órgãos reguladores.   Pessoas que buscam aprofundar e expandir conhecimentos para atuar em posições que requerem habilidades e competências relacionadas com finanças tradicionais e com as inovação financeiras; decisões financeiras nas mais diversas organizações.

Certificação

Universidade Federal do Paraná - UFPR

Universidade Nova Lisboa (para participantes do módulo internacional)

Mensalidade:
24x R$592,00

Vagas Disponíveis:
42

Data de início:
05-2022

Carga Horária:
390h

Periodicidade:
Atividades semanais (via ambiente virtual) Um encontro presencial ao mês aos sábados, das 08h às 12h e das 13:30h às 18:00h

Localização:
Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR

Modalidade:
Semipresencial

Duração:
36 meses

IMPRIMA
este curso

Dúvidas? Entre em contato